Colégio de Amorim visita fábrica de lápis mais pequena do mundo e Museu da Chapelaria
Os alunos do sexto ano do Colégio de Amorim, Póvoa de Varzim, foram em visita de estudo até São João da Madeira. Lá, visitaram a fábrica de lápis mais pequena do mundo, a Viarco, e o Museu da Chapelaria.
Como explica o estabelecimento de ensino, a Viarco, que é a única fábrica de lápis da Península Ibérica, “conta já com 116 anos de história” e “as suas raízes remontam a Vila do Conde, onde nasceu com o nome de Portugália”.
“Hoje, apesar das pequenas dimensões e do seu equipamento, algum ainda pertencente à fábrica originária de Vila do Conde, a fábrica produz para todo o mundo. Podemos comprar um lápis produzido pela Viarco em países tão distantes como Espanha, Nova Iorque ou até mesmo no Dubai. A marca investiu na qualidade e na inovação dos seus produtos, convidando artistas plásticos para serem embaixadores das suas inovações”, diz o Colégio de Amorim.
No Museu da Chapelaria, os alunos usufruíram de uma visita guiada pelas peças, que mostram “a história e, como consequência, a vida social de Portugal no início do século”.
“Para além de se ficar a conhecer o processo de fabrico dos famosos chapéus de São João da Madeira, também eles espalhados pelo mundo, entendemos as condições precárias e miseráveis em que viviam as populações. Entra-se no museu sem pensar muito do que nos espera, para além de algumas curiosidades, e sai-se de lá com um profundo respeito pelos que lá, nas fábricas, deixaram as suas vidas. O museu é mais do que um conjunto de peças antigas e desatualizadas. É também, uma aula de história, fora da sala de aula”, conclui a escola.
Comentários
Enviar um comentário